Guitarras

Senado aprova isenção fiscal para instrumentos musicais

Publicado em Dicas, Guitarras 25 de fevereiro de 2016 por

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (23) projeto (PLS 329/2015) do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) que concede isenção fiscal sobre instrumentos musicais. A matéria contou com relatório favorável do senador Cristovam Buarque (PPS-DF).

Pelo texto, a ser analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), fica concedida a orquestras e músicos profissionais isenção do Imposto de Importação incidente sobre instrumentos, equipamentos e acessórios que façam parte da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi). A proposta também prevê a isenção do PIS/Pasep Importação e da Cofins-Importação.

Isenção fiscal para importação de instrumentos musicais é aprovada.

As orquestras e os músicos deverão comprovar atividade profissional. Os músicos somente obterão a isenção para uso próprio uma vez a cada 36 meses na importação de instrumentos e uma vez a cada 24 meses para compras no mercado interno.

Essas restrições não se aplicam a acessórios para o instrumento, indispensáveis à sua manutenção.

O texto também determina que a alienação do produto adquirido, antes de 36 meses nos casos de importação, e antes de 24 meses nos casos de compra no mercado interno, a alguma pessoa que não satisfaça as condições legais, sujeitará o alienante ao pagamento do tributo dispensado, e atualizado, sem prejuízo das demais penalidades.

A proposta ainda prevê que os benefícios previstos só produzirão efeitos a partir do primeiro dia do exercício financeiro imediatamente posterior àquele em que o Poder Executivo estimar o montante da renúncia fiscal.O governo federal também deverá incluir nessa documentação um demonstrativo acompanhando o projeto de lei orçamentária, cuja apresentação se der após 60 dias da publicação da nova lei.

Fonte: Agência Senado

Os instrumentos dos Beatles: Gretsch Duo Jet

Publicado em Guitarras, Vídeos 23 de fevereiro de 2016 por

Continuando nossa série de posts sobre os instrumentos dos Beatles, desta vez temos a Gretsch Duo Jet, guitarra bastante utilizada por George Harrison.

 

Gretsch Duo Jet

 

Veja mais um video produzido pela banda Hey Jude, com Thomas Arques.

 

 

Os instrumentos dos Beatles: Rickenbacker 360/12

Publicado em Guitarras, Vídeos por

Para os Beatlemaníacos de plantão!

George Harrison using his Rickenbacker 360/12

O pessoal da banda Hey Jude, produziu diversos vídeos sobre os instrumentos utilizados pelos Beatles durante as gravações e shows.

Neste vídeo, o guitarrista da banda Thomas Arques (George Harrison), demonstra a fabulosa Rickenbacker 360/12. Uma guitarra marcante nas músicas do Fab Four.

Confira:

Review: Charvel Desolation – DC1ST

Publicado em Guitarras 25 de junho de 2013 por

Pessoal, recebemos um equipo muito bacana para review: a guitarra Charvel Desolation DC1ST, distribuída oficialmente pela Sonotec.

Logo de cara ficamos impressionados com o acabamento da guitarra. Um tampo primoroso e completamente tigrado. A  DC1ST possui captação EMG 81 e 85 (ativa), escala em Rosewood e corpo em Mogno. Disponível nas cores BS (blue smear), TWR (wine red) e TBK (trans black), este modelo inclui ainda Neck-Through (braço inteiriço), 24 trastes Jumbo e tarraxas com trava.

A Charvel desenvolveu essa linha de guitarras com um custo acessível. O conjunto de recursos de cada modelo foi bem estudado pela marca e oferece qualidade e bom preço, deixando a relação custo-benefício atraente ao guitarrista.

Charvel Desolation - DC1ST

 

 

Uma guitarra versátil e com pegada rock ‘n roll. Com certeza cabe no seu som.

Fiz um teste em audio executando um trecho da música All Right Now do Free. Você pode conferir abaixo:


Sobre a Charvel
Presente no cenário mundial da música desde a década de 1970, a marca Charvel foi comprada pela Fender em 2002, quando diversas guitarras foram reformuladas e voltaram a ser fabricadas com materiais e acabamento de qualidade. A partir deste mês, a Charvel retorna ao Brasil como uma das mais tradicionais marcas no segmento, sendo distribuída com exclusividade pela Sonotec Music & Sound.

Danelectro 59 Modified DC – Review

Publicado em Dicas, Guitarras, Vídeos 6 de março de 2013 por

Bom pessoal, esse é o nosso primeiro review em vídeo! Vamos falar da Danelectro 59 Modified DC.

A lendária Danelectro 59 DC teve sua ponte alterada por Jimmy Page, ao instalar um modelo mais moderno. O modelo apresenta todos os recursos originais da 59 DC original, incluindo o cabeçote garrafa e fita textura borda lateral, mas a ponte instalada melhora a entonação e a tocabilidade. A 59 DC modificada possui 2 captadores Lipstick single, controles de volume e tonalidade individuais por captador e chave seletora de 3 posições, além de braço em Maple e escala em Rosewood.

Danelectro 59 Modified DC

Além de Jimmy Page, outros artistas consagrados já usaram o modelo: Elvis Presley, Syd Barret (Pink Floyd) e Johnny Ramone (Ramones).

Veja abaixo nosso review em vídeo:

Mais infos você pode encontrar aqui.

Fender Custom Shop lança “Brownie” de Eric Clapton

Publicado em Guitarras 6 de fevereiro de 2013 por

Clapton comprou a Stratocaster que ele carinhosamente chamou de “Brownie” na loja Sound City em Londres, em 07 de maio de 1967, poucos dias antes do Cream voar para Nova York para gravar seu segundo álbum, Disraeli Gears. Era uma Stratocaster 1956 com um acabamento sunburst de duas cores e um braço de maple.

Agora você não precisa ir a Londres ou viajar de volta a 1967. A edição limitada Fender Custom Shop Eric Clapton “Brownie” Stratocaster  estará disponível exclusivamente através da Guitar Center.

Fender Custom Shop - Eric Clapton Brownie

A guitarra vem em um case preto especial texturizado, que também contém vários extras, incluindo um certificado de autenticidade numerado à mão e assinado por Clapton, box Layla Deluxe Edition 40th Anniversary, um livreto com a  história da Fender Custom Shop e outros gifts.

A guitarra será lançada no dia 21/03, pelo preço de US$ 14.999,00. Veja aqui.

Gibson Paul Kossoff Signature

Publicado em Guitarras 26 de setembro de 2012 por

Recentemente a Gibson lançou o modelo signature do guitarrista Paul Kossoff.

Pra quem não conhece, Kossoff foi um dos principais ícones do Rock and Roll nos anos 70. Ao lado de Andy Fraser e Paul Rodgers, formou a banda Free. O sucesso maior veio com o álbum Fire and Water, que trouxe a sua música mais famosa, All Right Now”.

Paul Kossoff - Guitar Blog


A Guitarra

Paul tinha uma visão única sobre o blues-rock, exibido especialmente no vibrato magistral que ajudou a dar à sua Les Paul uma enorme dinâmica. Desde a morte de Paul, em 1976, esta guitarra cobiçada manteve-se na posse de Arthur Ramm, amigo pessoal de Paul.

Finalmente, a Gibson Custom teve acesso a guitarra usada por Paul, recriando meticulosamente todos os detalhes da versão original, da aparência à sonoridade.

A produção é limitada e em duas versões: Versão Aged com aparência envelhecida, idêntica a de Paul, limitada a 100 unidades (15.000 dólares) e a versão VOS, com aparência de nova e limitada a 250 unidades (10.000 dólares).

Gibson Les Paul - Paul Kossoff Aged
Gibson Les Paul - Paul Kossoff Aged

Confira o som dessa verdadeira obra de arte:

Sem dúvida um exemplar de colecionador.

Abs!