Entrevista com o guitarrista Fernando Noronha

Publicado em Entrevistas 28 de setembro de 2012 por

Pessoal, o post de hoje é muito especial! Batemos um papo com o grande guitarrista Fernando Noronha. Acompanho o trabalho dele desde 1999, onde conheci o cd Heartfull of Blues. Uma obra prima do Blues nacional, indispensável na coleção dos amantes da música.

Fernando Noronha


Veja a entrevista:

Primeiramente, obrigado por nos conceder esta entrevista! Seu trabalho é motivo de inspiração para nós guitarristas!

Guitar Blog - Conte sobre seu começo. Com quantos anos começou a tocar? A guitarra foi seu primeiro instrumento?
Fernando Noronha - Aos 6 anos tive 3 meses de aula de violão. Aí parei e só voltei aos 14. Bem de leve, de brincadeira. Fui me fissurando e dos 18 em diante não consegui mais largar. Minha primeira guitarra era emprestada de um amigo. Eu tinha 17 anos.

Guitar Blog - Qual a sua maior influência? Quem são seus ídolos?
Fernando Noronha - Minhas maiores influencias são Jimi Hendrix, Albert King, Freddy King, SRV, Rory Galhagher, Jhonny Winter, Wishbone Ash, Lynyrd Skynyrd, Allman Brothers entre muitas outras bandas dos anos 60 e 70.

Guitar Blog - Seu primeiro cd, Swamp Blues, foi lançado em 1997. De lá pra cá foram 7 trabalhos magníficos, turnês internacionais e uma coleção de fãs. Quais são seus planos para 2013?
Fernando Noronha - Estamos trabalhando em nosso próximo álbum. Acho que começaremos a gravar em janeiro. Temos 22 músicas originais, mas vamos escolher umas 14. Também estamos trabalhando em nossa turnê européia e eu devo fazer alguns shows nos USA, uma vez que teremos nosso cd Meet yourself, lançado por uma gravadora texana, Top Cat Records. Também devo viajar por cidades brasileiras fazendo workshops para divulgar as cordas Nig 011, que eu estou assinando.

Guitar Blog - Ouvindo seus cds, conseguimos ouvir um timbre matador nas Stratos. Conte pra gente qual o segredo? Qual o seu setup atual?
Fernando Noronha - Olha o timbre é uma coisa muito pessoal e acredito que ele vem em grande parte dos dedos e da maneira como se ataca a corda. Eu uso a minha strato antiga, com um super reverb também antigo. Uso alguns pedais da NIG, como o Hot Drive e o Phaser. Além do Rat antigo e um Texas Ranger.

Guitar Blog - Como você vê o atual cenário musical brasileiro? Acredita que outros talentos como o seu possam surgir em meio a industrialização da música?
Fernando Noronha - Claro! O Brasil está repleto de talentos em todos os estilos musicais. Por mais volátil que esteja o mercado, talentos verdadeiros sempre aparecem.

Guitar Blog - Pra finalizar, quais dicas você deixa para os guitarristas leitores do Guitar Blog?
Fernando Noronha - Sigam seus sonhos, mesmo que pareçam impossíveis!!

Acesse o site do Fernando Noronha! Ele disponibilizou algumas músicas de seus CDs para download. www.fernandonoronha.com
Até a próxima!

4 Comentários para “Entrevista com o guitarrista Fernando Noronha”

  1. ter, 02/10/2012 - 23:52
    Dudubastilho

    Conheci esse cara em um especial que ele fez no CifraClub… me apaixonei pelo jeito de tocar.Virei um baita fã desse loco

  2. qua, 03/10/2012 - 8:28
    greg wilson

    O Fernando pra mim e´o cara!Seu estilo de blues me agrada por ter influencias sulistas.A banda que o acompanha e´simplesmente fantastica!!Recomendo!!!!

    • qua, 03/10/2012 - 8:42
      Igor Simas

      Falou tudo Greg Wilson! Vc tb representa muito bem o Blues nacional! Só fera! Grande abraço!